Você já se perguntou para onde vai os resíduos que produzimos no nosso dia a dia?
Falaremos um pouco sobre a importância da destinação correta dos nossos resíduos e os impactos que eles causam no meio, instruindo a melhor forma de descartar seu lixo.
Infelizmente, os nossos resíduos não desaparecem quando colocamos na lixeira. O lixo passa por diferentes processos dependendo da sua destinação, afim de se reutilizar o máximo possível e também reduzir os danos ao meio ambiente. Todo o lixo que produzimos continua aqui, alocado em aterros, esquecidos em lixões,
alterando e prejudicando muitas vidas da nossa natureza.
O Brasil é 4° maior produtor de resíduos sólidos do mundo, sendo produzidas 79 milhões de toneladas por ano, e apenas 2,1% são reciclados. Somente a poluição por plásticos descartados incorretamente acarretam um prejuízo econômico de mais de US$ 8 bilhões, além é claro do impacto ambiental causado pela poluição do ar, solo e da água.
Mas como fazer a nossa parte para sermos mais ecológicos?
Em relação ao lixo, podemos separa-los em 3 categorias básicas para realizar o descarte. O lixo orgânico é composto por restos de alimentos, como cascas, e restos de frutas, podendo ser utilizado em compostagens, por exemplo. O lixo não reciclável são todos os resíduos do dia a dia que não podem ser aproveitados, como isopor e papel higiênico. Por fim, o lixo reciclável é aquele que pode ser aproveitado, como o metal, vidro, papelão, papel e plástico.
Além dessas 3 separações essenciais, precisamos nos atentar ao descarte de eletrônicos, sendo que estes possuem pontos específicos de coleta no nosso município, encontrados na Prefeitura Municipal e no Posto de Saúde.
Afim de que toda a população possa destinar corretamente seus resíduos, a cidade consta de coletas organizadas da seguinte maneira:
Faça sua parte, de o destino correto ao seu lixo e colabore para uma sociedade mais ecológica.
Santo Antônio do Jardim