Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Registros diários de ANTENOR VERGUEIRO no ano de 1936, efetuado em uma agenda daquele ano sobre a Pedra da Divisa:
“Quando escrevi a respeito da vida do Capitão Estevão, acima, fiz referência da divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, divisa essa. que teria sofrido um pequeno deslocamento de alguns quilômetros em direção ao município da cidade da Gramínea, passando referida parte a pertencer atualmente ao município de Santo Antônio do Jardim.
Entretanto, não tinha conhecimento exato da data em que essa modificação de divisa entre os estados referidos tinha ocorrido. Após isso, estudando o diário feito por ANTENOR VERGUEIRO em uma agenda diária de 1936, que me foi dada de presente de dez a quinze anos passados, pela viúva do meu amigo Tacito Vergueiro o “Tatá”, filho do finado dr. Amando Vergueiro, meu companheiro da Faculdade de Direito, juntamente com Joaquim Djalma Vergueiro Ribeiro e Mario Figueiro, pois muitos dados de minha família – MATTIAZZI – encontram-se ali inseridos, constatei que no dia 20-10-1036, terça feira, encontra-se inserida a seguinte noticia – “
“HOJE ( “vi” ou “ saiu” está inelegivel) NOS JORNAIZ A RESPEITO DA DIVISA DE SÃO PAULO E MINAS”
Foto anexada acima, no primeiro parágrafo escrito pelo sr. Antenor Vergueiro. Como vemos a retificação de divisa foi feita em 1936.
.
.
.
.