Acesso à informação

Santo Antônio do Jardim, terça-feira, 18 de janeiro de 2022 Telefone (19) 3654-1209

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 9:00 às 17:00 Horas

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 31 de Agosto de 2021

COLETA SELETIVA

COLETA SELETIVA

Você já se perguntou para onde vai os resíduos que produzimos no nosso dia a dia?

Falaremos um pouco sobre a importância da destinação correta dos nossos resíduos e os impactos que eles causam no meio, instruindo a melhor forma de descartar seu lixo.

Infelizmente, os nossos resíduos não desaparecem quando colocamos na lixeira. O lixo passa por diferentes processos dependendo da sua destinação, afim de se reutilizar o máximo possível e também reduzir os danos ao meio ambiente. Todo o lixo que produzimos continua aqui, alocado em aterros, esquecidos em lixões,

alterando e prejudicando muitas vidas da nossa natureza.

O Brasil é 4° maior produtor de resíduos sólidos do mundo, sendo produzidas 79 milhões de toneladas por ano, e apenas 2,1% são reciclados. Somente a poluição por plásticos descartados incorretamente acarretam um prejuízo econômico de mais de US$ 8 bilhões, além é claro do impacto ambiental causado pela poluição do ar, solo e da água.

Mas como fazer a nossa parte para sermos mais ecológicos?

Em relação ao lixo, podemos separa-los em 3 categorias básicas para realizar o descarte. O lixo orgânico é composto por restos de alimentos, como cascas, e restos de frutas, podendo ser utilizado em compostagens, por exemplo. O lixo não reciclável são todos os resíduos do dia a dia que não podem ser aproveitados, como isopor e papel higiênico. Por fim, o lixo reciclável é aquele que pode ser aproveitado, como o metal, vidro, papelão, papel e plástico.

Além dessas 3 separações essenciais, precisamos nos atentar ao descarte de eletrônicos, sendo que estes possuem pontos específicos de coleta no nosso município, encontrados na Prefeitura Municipal e no Posto de Saúde.

Afim de que toda a população possa destinar corretamente seus resíduos, a cidade consta de coletas organizadas da seguinte maneira:

• Segunda / Quarta / Sexta: coleta do lixo não reciclável;
• Terça: coleta de recicláveis;
• Quinta: coleta de galhos;
• Sexta: coleta de entulhos.

Faça sua parte, de o destino correto ao seu lixo e colabore para uma sociedade mais ecológica.

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim - SP.