Prefeitura realizará ações de conscientização e prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa

17/10/2018
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, por meio do Departamento de Saúde, realizará diversas ações durante o mês de outubro em alusão ao movimento internacional Outubro Rosa, que visa o estímulo à luta e prevenção contra o câncer de mama.

O objetivo dessas ações é conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama, com informações sobre autocuidado, prevenção e exames de rotina. Atualmente, o câncer de mama é a segunda principal causa de óbitos por câncer em mulheres, no entanto, se diagnosticado e tratado precocemente, são gr es as chances de cura.

O Departamento de Saúde promoverá o “Dia D” da Campanha no dia 27 de outubro, das 08h às 16h, no o de Saúde, haverá orientações sobre o câncer de colo de útero e mama; alimentação saudável e auto exame das mamas. Também serão realizadas coletas de Papanicolau em dias pré-estabelecidos, que podem ser consultados no o de Saúde.

O exame de Papanicolau faz a análise das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis e, principalmente, algum sinal precoce de câncer de colo uterino, o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Como esse tipo de câncer não se desenvolve rapidamente, recomenda-se que o exame seja feito pelas mulheres a partir dos 21 anos, exceto nas que ainda não tiveram relações sexuais, até os 64 anos mesmo nas que não tenham mais vida sexual ativa.

BPC - Idosos e Pessoas com Deficiência

Faça ou atualize seu cadastro no CadÚnico em 2018, para não ter seu BENEFÍCIO SUSPENSO. Procure o CRAS -

IPTU 2019

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim comunica a todos os aposentados ou seus cônjuges que o prazo