Educação promove palestra sobre o papel da escola na inclusão social e emancipação ética

28/09/2018
O Departamento de Educação de Santo Antônio do Jardim promoveu a palestra “Educação Inclusiva: como instituí-la? O papel da escola na produção da inclusão social e da emancipação ética”, ministrada pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) César Nunes.

O evento ocorreu no dia 13 de setembro, na EMEB Profª Leocádia Sobolewska Namén, e contou com participação dos professores da Rede Municipal de Ensino, além de profissionais da educação dos municípios de São João da Boa Vista e radas.

A palestra buscou o debate referente à tradição excludente da educação e da escola no Brasil; apresentou as fundamentações de uma educação inclusiva e o protagonismo dos novos sujeitos sociais, analis o a conquista de direitos sociais no Brasil e articul o o papel da escola e da sociedade na construção de parâmetros éticos, estéticos e políticos emancipatórios.

“Cidade que educa, escola que acolhe, professores que amam integralmente”, ou a dirigente de Educação, Fabiana Faria, em seu perfil no facebook.

Palestrante César Nunes
César Nunes é um educador brasileiro nascido no Norte do Paraná, no chamado Norte Pioneiro, em 1959. Estudou em sua cidade natal, Congonhinhas, e em outras cidades daquela região. Teve uma parte de sua infância na vida rural, o que lhe renderia experiências e vivências inolvidáveis em sua trajetória, hoje ressignificadas pela memória e pelo sentido das lembranças. Frequentou escolas de formação religiosa de 1971 a 1983, que lhe deixaram marcas da paideia cristã e de outras culturas, humanistas e críticas, das quais sempre recorre em seus estudos e atividades de formação. Em 1980 mudou-se para Campinas, estado de São Paulo, onde reside até hoje. Foi professor de escolas da educação básica em Campinas e algumas outras cidades paulistas, as indo funções de coordenação e gestão, em escolas públicas e particulares.

Iniciou o magistério no Ensino Superior na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista e Itatiba, estado de São Paulo. Depois foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por mais de uma década, nos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Filosofia, Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Educação Física, Biblioteconomia e Ciências Sociais. Desde 1998 é professor de carreira na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Defendeu o Mestrado em Educação em 1988, o Doutorado em Filosofia e Educação em 1996, a livre-docência em Ética e Educação em 2006. É professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/UNICAMP.

Outubro Rosa

“Dia D” - 27 de outubro Das 08h às 16h Local: o de Saúde Haverá orientações sobre o câncer de colo

Matrículas 2019

O Departamento Municipal de Educação da Prefeitura de Santo Antônio do Jardim comunica que a partir do dia 01º